A Secretaria Municipal de Saúde de Catu divulgou uma nota de esclarecimento após a circulação de um vídeo nas redes sociais envolvendo uma criança autista em situação de surto. Segundo a nota, o vídeo foi gravado de forma irresponsável e com propósitos escusos, utilizando indevidamente a imagem da criança.
O município informou que atende cerca de 705 crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que todas as famílias que procuram atendimento são devidamente encaminhadas para tratamento com especialistas como neurologistas, psiquiatras, psicólogos e psicopedagogos. A prefeitura também disponibiliza transporte para pacientes que realizam acompanhamento em Alagoinhas ou Salvador.
A criança mencionada no vídeo está em tratamento e recebe suporte integral da Rede Municipal de Saúde e de Educação. Ela foi atendida recentemente por uma psiquiatra infantil, está medicada e segue em acompanhamento. No dia 15 de abril, a criança foi levada ao Hospital Municipal e recebeu atendimento completo da equipe médica.
Por fim, a secretaria reforça que surtos podem acontecer em casos de autismo nível 3, especialmente durante alterações de medicação, e orienta que nesses casos o SAMU seja acionado. A equipe do CAPS também atuou prontamente no caso.
Confira a nota completa abaixo:
Nota da Secretaria de Saúde de Catu
Olá, gente! Olá, Catu!
Faz-se necessário esclarecer sobre um vídeos, feito com propósitos escusos e de forma irresponsável, utilizando a imagem e condições de saúde de uma criança autista, em aparente surto.
O município de Catu tem hoje, em média, 705 crianças e adolescentes laudados com Autismo. Todas as mães destes menores atípicos que vão à procura de atendimento na SESAU são devidamente encaminhadas para atendimento ou na Rede Municipal, uma vez que contamos que alguns Especialistas que atuam com esta especialidade, como neuro, psiquiatra, psicólogo e psicopedagogo. Outras que optam por fazer o atendimento em Alagoinhas ou Salvador, são atendidas com o transporte ofertado pela SESAU.
A criança em questão é paciente atendida e recebe todo suporte necessário pela SESAU. O menor passou pelo atendimento com a Psiquiatra Infantil na semana passada e foi devidamente medicado. Além do atendimento no Ambulatório Municipal, o menor é também atendido pela Rede de Apoio Municipal, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, tendo seu tratamento em efetivo curso. No dia 15.04, a criança deu entrada no Hospital Municipal de Catu e recebeu todo o atendimento da equipe médica.
Como o menor é Autista nível 3, esse tipo de surto é passível de ocorrer, principalmente quando há troca de medicação, devendo a sua tutora estar atenta a qualquer comportamento atípico e, em caso de ocorrer surto, acionar o SAMU para deslocar o mesmo ao Hospital para ser contido pela equipe médica. Ainda neste caso, o que houve foi um contato com a equipe do CAPS municipal, o qual se deslocou até a residência do menor assim que fôra acionado.
Reafirmamos nosso compromisso com a Saúde do povo catuense e nos colocamos à disposição para quaisquer necessidades vindouras.
At.te.:
Jaqueline Braz da Silva
Secretária de Saúde de Catu
Nenhum comentário:
Postar um comentário