OFF NEWS
O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), reforçou a necessidade da requalificação do viaduto da Rua do Catu, que encontra-se em análise na Conder.
O equipamento apresenta deteriorização grave desde 2024, quando chegou a ser interditado. O pavimento inferior do equipamento encontra-se fechado.
“Urbano em qualquer cidade, de média e grande parte, ele é sempre muito delicado. A Lagoa é, de fato, a gente continua almejando e montando as estratégias, para avançar na estratégia da estruturação para o tarifa zero no transporte público, porque a gente tem, de fato, o problema de mobilidade que mais nos preocupa hoje. É o viaduto da rua do Catu, estamos muito preocupados”, reforça Gustavo Carmo.
“É um viaduto que cedeu e, por conta das chuvas, ele apresenta problemas graves. A gente fez todo o projeto, o orçamento. Tratamos com o governador Jerônimo em janeiro. A gente está ansiosamente aguardando essa posição da Secretaria de Infraestrutura, da Conder, do nosso governador Jerônimo, tão parceiro da nossa região, para a gente resolver esse problema, que é um problema que agrava toda a cidade, que tem trazido, assim, muito transtorno”, pontuou o prefeito de Alagoinhas.
“Um equipamento, quando ele é estragado como foi o de viaduto, se ele não for requalificado, essa estrutura está cercada, e as pessoas acabam entrando, utilizando para dormir, crianças brincando, e a gente já faz, inclusive, risco à vida das pessoas e a gente não quer isso”, destacou o gestor.
Risco
Viralizou na última semana no município um vídeo em que crianças aparecem usando o equipamento sem autorização.
No início do mês, o prefeito Gustavo Carmo e o secretariado municipal se reuniram com moradores da Rua do Catu e vizinhança para dialogar sobre o projeto de revitalização do viaduto localizado na região.
A secretária municipal de Obras e Projetos, Maria das Graças Reis, explicou que a atual administração municipal realizou uma espécie de escaneamento do viaduto, o que garantiu um diagnóstico mais preciso. “Verificamos todos os problemas estruturais a partir desse trabalho de escanear toda a área. Logo no início da gestão, o prefeito Gustavo Carmo pediu um projeto conclusivo e o nosso empenho em buscar recursos para fazer a recuperação do viaduto de forma definitiva, e assim o fizemos”, afirmou.
“A proposta é substituir a parte da estrutura do viaduto construída com geomanta – tecnologia feita de areia e argila – por geogrelha, que é mais resistente. Hoje, o projeto está tramitando na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e já houve sinalização em ajudar o município na recuperação do viaduto”, complementou a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário