CNU 2025: governo anuncia 3.352 vagas em mais de 30 órgãos federais - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

CNU 2025: governo anuncia 3.352 vagas em mais de 30 órgãos federais

O Ministério da Gestão e Inovação anunciou nesta segunda-feira, 28, a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025. Serão ofertadas 3.352 vagas para cargos de níveis médio e superior, distribuídas entre 35 órgãos e autarquias do Poder Executivo Federal.



Durante entrevista coletiva, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, explicou que as vagas serão divididas entre provimento imediato e cadastro de reserva. Segundo ela, "o cadastro de reserva terá um provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados", o que indica que a convocação dos aprovados deve ocorrer rapidamente.


Das oportunidades, 2.182 vagas serão destinadas a provimento imediato - 1.672 para nível superior e 508 para nível médio. Já o cadastro de reserva contará com 1.172 vagas, todas para nível superior.


As vagas estarão organizadas em nove blocos temáticos, conforme áreas de atuação do Governo Federal. Na primeira edição do concurso, realizada em 2024, haviam sido formados oito blocos. A sistemática de inscrição será mantida: os candidatos poderão escolher diferentes cargos dentro de um mesmo bloco temático, indicando sua ordem de preferência. A aplicação das provas também continuará em 228 cidades, abrangendo todas as regiões do país.


O CNU 2025 traz novidades no formato das provas. De acordo com o Ministério, todos os inscritos farão a prova objetiva no dia 5 de outubro, no turno da tarde. Apenas os candidatos habilitados nessa etapa serão convocados para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.


Cronograma previsto



  • Contratação da banca organizadora: até meados de junho de 2025;

  • Edital e inscrições: julho de 2025;

  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025, à tarde;

  • Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025;

  • Divulgação dos resultados: fevereiro de 2026.


Segundo as regras estabelecidas, para cada cargo serão convocados para a prova discursiva nove vezes o número de vagas disponíveis, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas. Por exemplo, para um cargo com 75 vagas de ampla concorrência, serão convocados 675 candidatos; se houver dez vagas destinadas a cotas, 90 candidatos serão chamados para essa modalidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages