A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (15), o regime de urgência para a votação do projeto de lei que autoriza o empréstimo de R$600 milhões, feito junto à Caixa Econômica Federal, solicitado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A expectativa é que a proposta seja votada na próxima semana. Este é o 16º pedido de empréstimo do gestor estadual em menos de dois anos.

Alba Aprova Urgência Para Votação De 16º Empréstimo De Jerônimo
Desta vez, o governo pretende contratar até R$ 600 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), com objetivo de investir em obras de mobilidade urbana e infraestrutura.
Segundo o Projeto de Lei (PL 25.741/2025), os recursos vão “contribuir com a continuidade do desenvolvimento econômico e social da Bahia, além de fortalecer o compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população”. A proposta foi enviada em regime de urgência.
É o primeiro pedido de operação de crédito em 2025. Em 2024, Jerônimo bateu recorde: foram nove transações em um só ano, que somam bilhões de reais em operações com diferentes bancos — entre eles Caixa, BNDES, BIRD e BID. Os projetos abrangem desde segurança pública e mobilidade até o metrô, infraestrutura urbana, PAC e até investimentos previstos no Plano Plurianual (PPA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário