Alagoinhas adere ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Alagoinhas adere ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae

Seguindo o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico do município, a Prefeitura de Alagoinhas deu um importante passo na manhã desta quinta-feira, 24. Foi formalizada a adesão ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que visa impulsionar o crescimento econômico e promover a melhoria do ambiente de negócios nos municípios. O prefeito Gustavo Carmo assinou o termo de adesão e, pelos próximos dois anos, Alagoinhas contará com apoio para uma série de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento de pequenos negócios, à educação empreendedora e à desburocratização dos serviços públicos.

Em reunião realizada no Espaço Colaborar, na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, gestores do Sebrae apresentaram os detalhes do programa. João Paulo Lima, gestor de Políticas Públicas do Sebrae, explicou que o Cidade Empreendedora trabalha com cinco eixos: Compras e Agricultura Familiar, Gestão Pública, Educação Empreendedora, Desburocratização e Sala do Empreendedor.

“O programa oferece à gestão municipal a capacitação necessária para gerar um ambiente de negócios mais favorável para os pequenos negócios e para os munícipes em geral. Com as consultorias presenciais, mostramos como é possível potencializar e aproveitar o potencial produtivo do município”, afirmou Lima. Segundo ele, a densidade empresarial e a mentalidade voltada para negócios de Alagoinhas, bem como o histórico positivo da relação do município com o Sebrae, motivaram a intenção de firmar essa nova parceria.

“A gestão atual é focada em resultados, em cumprimento de metas e alcance de indicadores em todas as áreas, sem, no entanto, deixar de lado o cuidado com o cidadão. O desenvolvimento econômico é um dos eixos mais importantes da gestão, pois traz com ele renda, trabalho e emprego para a população”, disse o secretário de Eficiência e Ação Governamental, Ricardo Sales, que considera o Cidade Empreendedora um auxílio para seguir esse caminho com planejamento e ações concretas.

Na reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SDEE), Deraldo Carlos, anunciou algumas medidas relevantes para a vida do trabalhador alagoinhense. Será criada a Casa do Empreendedor, que oferecerá diversos serviços úteis para empreendedores e trabalhadores. O espaço contará com uma unidade do SineBahia, que tem a missão de inserir trabalhadores no mercado de trabalho e promover qualificação profissional. De acordo com Deraldo, será assinado um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) para a instalação da Casa em Alagoinhas.

“Nós vamos oferecer aos cidadãos todo o suporte para possibilitar colocação no mercado de trabalho formal, acesso ao crédito, capacitações e auxílio para acessar direitos garantidos aos trabalhadores, a exemplo do Seguro-Desemprego. Temos como meta potencializar a geração de empregos formais, com a atração de grandes empresas e a construção de um distrito industrial na cidade”, afirmou o titular da SDEE.

Após a formalização da adesão, os próximos passos serão definidos com a formação do comitê gestor do programa e a elaboração de um plano de trabalho, desenvolvido em parceria entre a gestão municipal e o Sebrae.

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages