Planejamento: Prefeitura de Alagoinhas inicia processo de elaboração do PPA - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Planejamento: Prefeitura de Alagoinhas inicia processo de elaboração do PPA

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Prefeitura de Alagoinhas

A Prefeitura de Alagoinhas deu início ao processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA), para o período de 2026 a 2029, com uma oficina que reuniu representantes das secretarias municipais ligadas à gestão e governança. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 25, no Centro Diocesano, e marcou o começo das discussões para a construção da ferramenta de planejamento de governo que orientará as ações da gestão pública ao longo dos próximos anos.

O Plano Plurianual é um instrumento que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, servindo como base para a execução de políticas públicas, projetos e ações que atendam às necessidades da população. Sua elaboração é obrigatória, e o PPA deve ser submetido a análise do Poder Legislativo.

Durante a oficina, a equipe de planejamento apresentou a metodologia de trabalho e os processos que serão seguidos nesta que é uma atividade de “várias mãos”, como define Lianne Carmo, secretária de Planejamento e Captação de Recursos. “O PPA precisa estar vinculado ao plano de governo, que foi referendado pelo povo através do voto nas últimas eleições. Precisamos trazer as propostas do plano de governo para o PPA, que transformará as promessas em ações concretas. Começamos ouvindo os colaboradores da gestão municipal, para que eles entendam sua participação no processo de entrega de resultado à população”, explica.

Essa foi a primeira de quatro oficinas que serão realizadas com os servidores do município, seguindo a divisão por eixos estratégicos elaborada pela Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos (Seplac). Além desse primeiro eixo, que trata da eficiência na gestão e liderança, há ainda os que abordam o desenvolvimento social e garantia de direitos; desenvolvimento econômico e sustentabilidade; e desenvolvimento urbano e resiliência.

Escuta da população
A elaboração do Plano Plurianual inclui, como parte fundamental, a escuta da população. Para isso, já estão previstas 14 plenárias regionais e outras cinco por eixos temáticos, em que cada comunidade terá a oportunidade de apontar as necessidades que considera prioritárias. A primeira plenária regional ocorrerá no dia 30 de abril, em Alagoinhas Velha.

O fato de o PPA ser elaborado pela própria equipe da gestão municipal é um diferencial, já que estará apoiado na perspectiva de quem está inserido no dia a dia de Alagoinhas. “Por vezes, o Plano Plurianual é elaborado por instituições externas, feito ‘de fora pra dentro’; isso o torna uma peça fria, sem funcionalidade para o município. Temos na gestão pessoas competentes, ativas e conhecedoras da realidade da cidade. Será algo construído por várias mãos, com a participação popular, por meio do Orçamento Participativo, e com os servidores da casa sabendo por que estão fazendo daquela forma e qual será o resultado desse instrumento”, avalia Lianne Carmo.

Com a conclusão do PPA, prevista para o final do mês de agosto, a Prefeitura pretende apresentar um plano robusto e alinhado com as necessidades da população, que impacte a vida dos munícipes e resulte em desenvolvimento e transformação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages