A Prefeitura de Alagoinhas entregou, na manhã desta quarta-feira, 26, aos moradores da Rua do Catu e região, o novo prédio onde passa a funcionar a Creche Imaculada Conceição, bem como o espaço que acomodará as turmas do G4 da Escola Municipal Hermes de Carvalho. A partir de agora, o local atenderá 168 crianças, de dois a cinco anos, em período integral, com áreas totalmente adaptadas, espaço de horta, refeitório, salas climatizadas e um complexo interativo que inclui biblioteca, videoteca e outros ambientes educacionais voltados ao convívio social.
“Vejo um local mais amplo, adaptado para as crianças, passa mais tranquilidade, principalmente porque deixamos elas aqui o dia todo. Então, precisa ter esse aconchego, para que exista uma educação de qualidade e segurança. Para nós, enquanto mães, isso é fundamental”, enfatiza Luana Schramm, mãe do pequeno Miguel.
O prefeito Gustavo Carmo prestigiou a entrega do espaço para as famílias. “Um evento assim nos entusiasma, nos traz muito ânimo e esperança de dias melhores, porque quando a gente faz um ato como essa entrega, de uma nova unidade de creche, está cuidando do que existe de mais precioso na vida de uma cidade, de um país, de um planeta, que são as nossas crianças. A razão de tudo isso são as nossas crianças e suas famílias. A escola é o caminho da pedagogia, do aprendizado e da evolução do conhecimento, então, quero agradecer aos papais, mamães, famílias e, de forma muito especial, aos nossos colaboradores, principalmente os da educação”, enfatiza.
A secretária de Educação, Rita Bastos, informou que todo o processo de ajuste do novo prédio foi realizado conforme as necessidades educacionais dos alunos, bem como as solicitações dos moradores da região. “Assim que assumimos a Seduc, conversamos com a diretora da creche, Myrcéia Pimentel e sua equipe, sobre as demandas da comunidade. Estamos trabalhando para abraçar essa e todas as outras comunidades com muito amor, porque a educação se faz com amor e coragem. Se não tivermos esses dois elementos, não avançamos. Estamos a cada dia mais progredindo com a educação em Alagoinhas”, pontua.
Em seu discurso, Myrcéia Pimentel citou o pedagogo Paulo Freire para enfatizar a importância da palavra ‘esperançar’ no trabalho desenvolvido tanto na creche quanto na escola. “Queremos partilhar com todos uma ideia de escola baseada no esperançar. Esperança é ir atrás, não desistir, e dentro dessa concepção do esperançar, nos encontramos neste novo prédio, preparado com reflexões e propostas desenvolvidas coletivamente. Somos e sempre seremos uma comunidade de muito trabalho e união. Nossa escola cuida, mas também é cuidada, pois os pais são nossos parceiros”, enaltece a diretora da unidade.
Breve histórico
A história da Creche Imaculada Conceição remonta ao ano de 1973, quando padres alemães chegaram a Alagoinhas para desenvolver trabalhos sociais, liderados pelo padre Casemiro, da Paróquia Santo Antônio. Foi por meio de seu engajamento com a comunidade local que essa trajetória teve início. Na época, o senhor Hermes de Carvalho, morador do bairro, doou um terreno onde foi erguida a Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Anos depois, ao lado da igreja, foi construído um espaço dedicado às mulheres da comunidade, oferecendo cursos de artesanato e evangelização. A partir de 1990, a creche passou a contar com o apoio da Prefeitura, sendo mantida por meio da Secretaria de Ação Social.
Já a Escola Municipal Hermes de Carvalho foi construída em um terreno doado por um antigo morador do bairro, na Rua do Catu. Com recursos próprios e do Ministério da Educação, a gestão municipal da época, sob o comando do prefeito Judélio Carmo, contou com o empenho da então secretária de Educação, professora Edith de Souza Carmo, e do secretário de Obras, Antônio Miranda da Silva, para viabilizar a construção do prédio escolar. A inauguração ocorreu em 27 de abril de 1986.
Ao longo dos anos, tanto a escola quanto a Creche Imaculada Conceição se destacaram em Alagoinhas pelo trabalho de diversos profissionais da educação, deixando um impacto significativo na comunidade.
Luana Schramm
Gustavo Carmo
Rita Bastos
Myrcéia Pimentel
Anderson Baqueiro, Rita Bastos, Gustavo Carmo e Myrcéia Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário