A Colgate conseguiu um recurso na Justiça para o retorno da comercialização de cremes a pastas dentais da “Total Clean Mint”, que haviam sido interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última quinta-feira (27).
A medida havia sido adotada após diversos usuários do produto relatarem problemas como inchaço no trato bucal (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência e/ou dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão na região.
Com o recurso, a Colgate pode ter a comercialização retomada normalmente. Entretanto, a Anvisa emitiu um alerta para o uso das pastas e cremes dentais da linha devido à presença do componente fluoreto de estanho em sua composição devido à nova fórmula do produto, antigo “Colgate Total 12”.
Dentre as possíveis reações que o fluoreto de estanho pode causar, a Anvisa listou:
Lesões orais (aftas, feridas e bolhas);
Problemas na língua;
Sensações dolorosas (dor, ardência, queimação);
Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
Sensação de dormência (lábios/boca); e
Irritações gengivais.
Caso o consumidor identifique um sinal de irritação, a recomendação é interromper o uso do produto imediatamente. Se os sintomas persistirem, procure um profissional de saúde.
A Anvisa pede ainda que consumidores e profissionais de saúde notifiquem as reações adversas às autoridades sanitárias pelo sistema e-Notivisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário