A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Alagoinhas suspenderá temporariamente a emissão de novas notificações do medidor de velocidade (radar) localizado na Avenida Murilo Cavalcante. A suspensão ocorrerá na próxima semana, dos dias 10 a 16 de fevereiro, período em que o equipamento será aferido pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). A medida é uma resposta às manifestações de condutores de veículos que vêm pedindo uma reavaliação no radar.
“Todos os medidores de velocidade são aferidos anualmente, e a aferição mais recente deste radar foi realizada no último mês de outubro, pelo Ibametro, órgão estadual vinculado ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que é uma referência de qualidade e confiança. Porém, devido às manifestações de motoristas, já convocamos o Ibametro e a empresa administradora dos medidores, para verificar a situação especificamente deste equipamento da Murilo Cavalcante”, explica Pedro Sobral, superintendente municipal de Trânsito.
Pedro reforça que os oito medidores de velocidade instalados em Alagoinhas não têm o objetivo de arrecadar recursos, mas sim, de educar os condutores de veículos e evitar acidentes de trânsito que colocam em risco a vida das pessoas. “Na região da Avenida Murilo Cavalcante, por exemplo, temos vários conjuntos habitacionais, um grande supermercado, e uma área de entrada e saída da cidade. Por isso, estudos técnicos mostram que aquela localidade requer o medidor de velocidade, por uma questão de segurança”, explica.
Até a chegada do Ibametro, equipes da SMT já estão fazendo alguns testes no radar. “Estamos utilizando nossas viaturas para verificar se há algum tipo de inconsistência dessas notificações. Aproveito para lembrar aos condutores de veículos que todas essas notificações são fotografadas, e qualquer cidadão que queira, pode requerer a infração com a imagem e a velocidade registrada na Superintendência”, orienta Pedro Sobral.
Outras iniciativas
Segundo o superintendente municipal de Trânsito de Alagoinhas, outras medidas estão previstas para melhorar o tráfego e a segurança das pessoas na cidade. “O nosso parque semafórico é antigo, temos um contrato com vigência até abril, mas estamos programando uma nova licitação para o processo de modernização”, garante.
Outra medida prevista é a colocação de novos redutores de velocidade na cidade. “Nosso Código de Trânsito Brasileiro orienta que o redutor deve ser utilizado em casos especiais, definidos de acordo com padrões técnicos e critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Devido à grande demanda de pedidos da população, faremos novas licitações não só para a implementação de redutores, mas também de sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura). Naturalmente, todos os pedidos definições dependerão de estudos que serão conduzidos por uma comissão de agentes da SMT e por nossa engenharia de trânsito”, comenta Pedro.
Ainda este mês, a Superintendência Municipal de Trânsito também iniciará um trabalho de pintura de faixas de pedestre, priorizando as que se encontram próximo às escolas, até que uma nova licitação seja realizada para que outras faixas possam ser criadas e revitalizadas.
Última aferição do radar
Nenhum comentário:
Postar um comentário