Festa da Sagrada Família mantém fé e tradição em Boa União - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Festa da Sagrada Família mantém fé e tradição em Boa União


Na manhã deste domingo, 2 de fevereiro, o distrito de Boa União deu início à tradicional Festa da Sagrada Família, evento que atrai fiéis de diversas regiões de Alagoinhas. A celebração, que se inicia na Igreja Nossa Senhora das Candeias, seguirá com uma programação intensa ao longo da semana, culminando no encerramento no dia 9 de fevereiro, na Capela Sagrada Família.

“Este momento de celebração em que a comunidade se reúne para iniciar a preparação da Festa da Sagrada Família, dentro da grandiosa Festa da Mãe de Deus das Candeias, é uma oportunidade para que a palavra de Deus fortaleça, encoraje e alimente a esperança desse povo. Esperançar é seguir adiante com a certeza de que nunca estamos sozinhos, pois Cristo, a Palavra viva de Deus, nos sustenta e nos dá forças para a caminhada. Que esta seja uma ocasião de fé e comunhão, onde a palavra de Deus renove a firmeza e a confiança de cada um, reafirmando que Ele está sempre ao nosso lado, caminhando conosco e sendo a nossa maior força”, enfatiza Padre Elzo, que celebrou a missa.

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), apoia a realização da festa como forma de preservar os valores culturais e religiosos do município. “Seguindo a orientação do prefeito Gustavo Carmo, estamos desde o início da gestão focados em fortalecer nossas tradições e riquezas culturais e religiosas. Dessa forma, a Festa da Sagrada Família recebe todo o apoio necessário da gestão municipal”, pontua o secretário da Secet, João Paolilo.

Religiosidade que atravessa gerações

Segundo Maianne Alves, integrante da comissão de comunicação da Capela Sagrada Família, a festa já faz parte do calendário local e segue sendo um importante marco para a comunidade.  “É uma festa secular em nossa região, que reúne pessoas de várias localidades vizinhas também. Durante uma semana, teremos missas todas as noites, sendo que no domingo, 9 de fevereiro, a celebração na Capela Sagrada Família marcará o encerramento desse momento tão especial para todos nós”, explica.

A tradição também se mantém viva na história de fiéis como Maria José Alves, conhecida como Lindú, que percorreu o trajeto de Guabiraba até Boa União para participar da celebração, um ritual que repete há décadas. “É a primeira festa católica do ano que participo, e faço questão de estar presente todos os anos. Agradeço a Deus por manter minha fé em Jesus, Maria, José. Que eu tenha saúde para estar pelos próximos anos também”, diz.

Luciene Lopes, que há mais de 20 anos acompanha as missas da Sagrada Família, vê a celebração como uma continuidade dos ensinamentos da família. “Meus pais vinham para essa missa, e eu sigo essa tradição. Começar o ano com fé me deixa feliz. Me sinto bem participando desse momento religioso”, finaliza.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages