Nos últimos meses, a franquia “Balanço Geral”, tradicional jornal local da Record, tem enfrentado uma crescente concorrência, que tem impactado seus índices de audiência em algumas regiões do Brasil. O caso mais grave ocorre em Salvador, onde o programa, que por anos foi líder isolado de audiência, vem perdendo espaço para o “Alô Juca”, exibido pela afiliada do SBT, TV Aratu.
Em dezembro de 2024, a versão local do “Balanço Geral” na Bahia perdeu para o SBT na faixa de exibição do “Alô Juca”, registrando apenas 7,3 pontos, contra 7,7 pontos da emissora concorrente. No mês de janeiro, o SBT ficou com 7,2 de média contra 6,1 da Record Bahia. Já em fevereiro de 2025, a situação se agravou ainda mais, com o programa da Record caindo para a quarta posição na audiência, chegando a ser ultrapassado pelo “Jogo Aberto” da Band em alguns momentos. Enquanto isso, Globo e SBT continuam a manter as posições de liderança e vice-liderança na região.
A crise na Record Bahia tem gerado preocupações, especialmente porque o “Balanço Geral” sempre foi um dos carros-chefes da emissora, com uma audiência consolidada. A ascensão do “Alô Juca”, com uma proposta jornalística local e interativa, parece ter conquistado o público baiano, que tem migrado para o formato mais próximo da realidade cotidiana da região.
A situação não é diferente em Porto Alegre, onde a Record também tem sofrido com a perda de audiência para o SBT. O crescimento do SBT na faixa do almoço tem sido notável, com o programa “SBT Rio Grande”, apresentado por Brunna Colossi e Marcelo Chemale, conquistando a vice-liderança com 3,7 pontos e 10,3% de share na sexta-feira, 14 de fevereiro. Já a Record Porto Alegre tem registrado médias entre 2,7 e 3,0 pontos na mesma faixa horária, ficando em terceiro lugar.
O bom desempenho do SBT no Rio Grande do Sul pode ser atribuído à sua grade de programação voltada ao jornalismo ao vivo desde a madrugada, uma estratégia que tem conquistado uma base fiel de telespectadores ao longo do dia. A emissora conseguiu aumentar sua audiência ao oferecer conteúdos relevantes e atualizados de forma contínua, o que parece ter sido um acerto em um mercado competitivo como o de Porto Alegre.
Diante desse cenário, a Record enfrenta um desafio significativo em manter sua vice-liderança na faixa horária do almoço em várias praças do Brasil. A tendência de aumento de concorrência, especialmente por parte de afiliadas locais do SBT, tem feito com que a emissora reavalie suas estratégias e busque alternativas para reconquistar seu público. Resta saber como a Record responderá a esse movimento de crescimento das concorrentes e se conseguirá recuperar a confiança do público em um momento de mudanças significativas no consumo de conteúdo jornalístico.
Seja como for, a disputa pela audiência promete esquentar ainda mais nas próximas semanas, com o SBT reforçando o seu jornalismo nas manhãs e desafiando o domínio do “Balanço Geral” em diversas capitais brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário