As inscrições para o processo seletivo 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem nesta sexta-feira (17) e as universidades estaduais da Bahia (Uesb, Uesc, Uefs e Uneb) estão ofertando 6.689 vagas em cursos gratuitos de graduação. Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 poderão concorrer a uma das vagas, se inscrevendo gratuitamente, entre os dias 17 e 21 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ofertará 1.633 vagas em 134 cursos presenciais, distribuídas em 24 campi e 30 departamentos. Já a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) disponibilizará 1.019 vagas, distribuídas em três campi: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Ambos os processos seletivos abrangem ampla concorrência e ações afirmativas, garantindo inclusão e diversidade.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) oferecerá 1.870 vagas em 35 cursos, incluindo o novo curso de Psicologia. Enquanto isso, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) terá 1.080 vagas, no primeiro semestre, e 1.087, no segundo.
No ato da inscrição para o Sisu, o interessado deve selecionar até duas opções de cursos. O sistema realizará a classificação automática com base nas notas do Enem de 2024. Após a chamada regular, prevista para 26 de janeiro, os selecionados terão de 27 a 31 de janeiro para efetuar a matrícula ou registro pré-acadêmico na instituição escolhida.
O Sisu é a porta de entrada para o ensino superior em universidades públicas. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Sisu 2025
Em 2025, o Sisu terá apenas uma etapa de inscrição. Os candidatos poderão disputar as vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior participantes para todo o ano, com uma única participação. Todos os selecionados, tanto na chamada regular quanto na lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade dentro do prazo indicado no edital. As vagas são para cursos com início das aulas no primeiro e segundo semestres de 2025, conforme os termos de adesão das instituições.
A classificação dos candidatos será realizada com base no desempenho no Enem 2024, começando pela ampla concorrência e seguida pela reserva de vagas, conforme a Lei de Cotas. A oferta de vagas reservadas seguirá os critérios atualizados do Censo 2022 do IBGE, que inclui estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Já a lista de espera estará disponível para preenchimento das vagas não ocupadas após a chamada regular. Candidatos não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.
Nenhum comentário:
Postar um comentário