Inauguração do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) de Alagoinhas reúne autoridades e dezenas de empreendedores - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Inauguração do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) de Alagoinhas reúne autoridades e dezenas de empreendedores

Grupos, associações e cooperativas localizados nos 20 municípios do Território Litoral Norte e Agreste Baiano agora já podem contar com o apoio técnico de um Centro Público de Economia Solidária (Cesol) para produzir, divulgar e comercializar seus produtos. 

A nova unidade do Cesol, equipamento de política pública da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foi inaugurada nesta quinta-feira, 23, no município de Alagoinhas, com a presença do secretário da pasta, Augusto Vasconcelos; a primeira-dama do estado, Tatiana Veloso; o prefeito  Gustavo Carmo, e dezenas de empreendedores.

Os Cesols dão apoio aos empreendedores econômicos solidários, oferecendo suporte estratégico voltado à comercialização de produtos, geração de renda e estímulo à autonomia econômica. Dessa forma, fomenta o associativismo e o cooperativismo, contribuindo para a construção de um modelo de desenvolvimento local baseado nos princípios da economia solidária. 

Referência - A primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), Tatiana Veloso, estudiosa da Economia Solidária, disse que se trata de “uma grande conquista o Centro Público de Economia Solidária deste Território Litoral Norte e Agreste Baiano”, sediado no município de Alagoinhas, onde a VSB desenvolve projetos importantes junto à diversas comunidades.

O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, lembrou que a Bahia é referência nacional na área da Economia Solidária, sendo um dos aspectos dessa política pública a expansão dos Cesols, que já somam 17 e devem chegar a todos os Territórios de Identidade do estado.

 “A economia solidária e popular é o desdobramento de uma visão de que é possível gerar renda compartilhando riqueza, preservando o meio ambiente, o trabalho decente, valorizando as mulheres e gerando oportunidades para quem mais precisa (...). O objetivo é fazer desses espaço o ambiente de articulação, de comercialização desses produtos, mas também dos ideais da economia solidária”, disse.

Um dos empreendimentos que contará com o apoio técnico no novo Cesol  é o de Neide Santana, da comunidade quilombola Cangula. O projeto existe desde 2017 e é tocado por um grupo de mulheres que produz sabonetes medicinais e artesanais, velas aromáticas e sais escalda-pés. 

“Nosso projeto tem o objetivo de resgatar a cultura do povo negro com o uso das plantas medicinais e, desde então, é o que a gente vem buscando, fortalecer isso, esses conhecimentos tradicionais de saberes e fazeres. Temos iniciado dois novos projetos: um horto de plantas medicinais e uma agroindústria. Eu penso que o Cesol chega para fortalecer esses empreendimentos que estão começando (...). A gente sabe que é difícil estar acessando mercados, é difícil a competitividade com grandes empresas e quando a gente vê esses empreendimentos da economia solidária, a gente começa a acreditar que as coisas vão caminhar num rumo que com certeza vai dar certo”, disse Neide.

Região - O novo Cesol atenderá os 20 municípios da região: Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real, Sátiro Dias.

A iniciativa contou com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Alice Portugal, de aporte Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP).  O Cesol de Alagoinhas fica localizado na Avenida Conselheiro Saraiva, nº 1, Centro, e funcionará em parceria da Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA . 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages