Técnicos da Empresa Baiana de Águas de Saneamento (Embasa) atuaram no reforço e melhoria dos sistemas de água que abastecem as praias dos municípios de Conde, Entre Rios e Esplanada. Uma rede adutora foi duplicada em Barra do Itariri (Conde), novos trechos de rede distribuidora foram implantados, em Subaúma (Entre Rios) para melhorar o abastecimento e reduzir perdas de água. Também oito geradores foram instalados nas estações de bombeamento das captações e estações de tratamento dos sistemas que atendem Conde, Subaúma e Baixios (Esplanada).
“Essas medidas preventivas tiveram o objetivo de garantir a continuidade do abastecimento pela rede distribuidora nessas localidades que, nesta época do ano, recebem muitos veranistas e visitantes, tendo uma população sazonal quatro vezes maior do que a habitual. Como o sistema distribui água na sua capacidade máxima, é comum ocorrer vazamentos e a parada para conserto. Com a duplicação da adutora de Barra do Itariri, por exemplo, caso haja vazamento, o período de parada do abastecimento será muito curto, pois temos outra adutora para garantir o fornecimento de água na localidade. A implantação de novas redes distribuidoras em Subaúma cumpre o mesmo objetivo”, explica o gerente regional da Embasa Júlio César da Silva.
Com uma população quatro vezes maior, a oscilação de energia elétrica também é uma realidade nas praias desses municípios. Para enfrentar essa situação, os geradores foram instalados para garantir o bombeamento de água durante as quedas de tensão elétrica nos sistemas que atendem essas praias.
Durante o verão, a Embasa está mantendo em todas as regiões litorâneas equipes de manutenção hidráulica e eletromecânica trabalhando em regime de 24 horas para resolver rapidamente problemas que comprometam o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O combate ao furto de água também está sendo realizado juntamente com a Polícia Militar e a Polícia Técnica para coibir essa prática que prejudica o abastecimento de quem paga pelo serviço.
Mobilização social – Em janeiro, agentes sociais da Embasa estão realizando mobilizações educativas com banhistas e responsáveis por restaurantes e pousadas nas praias de Conde, Entre Rios e Esplanada visando sensibilizá-los sobre a importância do uso econômico e sustentável da água.
“As pessoas precisam entender que a água tratada que chega em seu domicílio tem um custo ambiental e financeiro que não é pequeno. Utilizá-la com responsabilidade, sem desperdício e descartando a água que foi usada de forma adequada sem poluir córregos, rios e praias, é o mínimo que todos precisam fazer. Essa é a nossa mensagem junto aos veranistas nesse período em que a água tratada é tão essencial para todo mundo”, diz Júlio César.
Fonte: Ascom/Embasa
Nenhum comentário:
Postar um comentário