Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Em outubro de 2024, as vendas do varejo na Bahia registraram crescimento pelo quarto mês consecutivo. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O aumento foi de 1,6% frente a setembro, numa comparação livre de influências sazonais (desconsidera os efeitos de eventos recorrentes, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais etc.).
A Bahia teve um resultado acima do Brasil como um todo, onde as vendas avançaram apenas 0,4% de setembro para outubro. Registrou também o 5º maior aumento entre os 27 estados.
Na comparação de outubro desse ano com outubro de 2023, o resultado das vendas do varejo na Bahia também seguiu positivo (9,6%), somando dois anos de altas seguidas nessa comparação, com o 24º crescimento consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior (mantém-se em alta desde novembro/22).
Foi também um resultado melhor do que o nacional (as vendas cresceram 6,5% no Brasil) e o 10º mais expressivo entre os 27 estados.
O maior propulsor desse crescimento foi o setor alimentício. Ainda conforme o IBGE, seis das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis, material de construção e atacado de alimentos) registraram aumentos nas vendas – houve quedas apenas em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-30,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%)
Assim como já vem ocorrendo mês a mês, em todo o ano de 2024, as vendas dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 13,3%. Outro aumento importante veio dos móveis e eletrodomésticos, que tiveram alta de 12,5% nas vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário