Shutterstock
Durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o valor da picanha registrou o seu maior valor em 18 anos em São Paulo, chegando a custar R$ 77,44 por quilo em novembro de 2024.
Entre as promessas de campanha de Lula estava a de tornar a picanha mais acessível. No entanto, a realidade do mercado em 2024 contraria essa expectativa, com o preço da picanha alcançando valores históricos. Essa situação ocorre em meio a uma conjuntura econômica complexa, em que fatores internos e externos desempenham papéis decisivos.
Conforme o Poder 360, fatores como a alta do dólar, aumento dos custos de importação de insumos e condições climáticas adversas contribuíram para essa elevação.
O impacto é sentido diretamente pelos consumidores, com um grupo de amigos precisando gastar R$ 310 para comprar quatro quilos do corte. Paralelamente, uma pesquisa do PoderData revela que o otimismo dos brasileiros sobre suas finanças pessoais diminuiu, com 52% acreditando em melhorias no próximo semestre, uma queda de cinco pontos percentuais desde julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário