Por Develon da Rocha, diretor da Sol Eventos e presidente da Semana Brasileira da Cerveja.
Alagoinhas surpreende. Quando ouvi falar desta “pequena grande” cidade pela primeira vez, sabia que algo especial me aguardava. Afinal, estamos falando de uma das cidades mais emblemáticas da Bahia, que se destaca não apenas por sua rica história e cultura, mas também por seu potencial no setor de turismo e na produção de cerveja. Localizada no interior do estado, a cidade, considerada a capital estadual da cerveja, tem atraído cada vez mais a atenção de investidores, empreendedores e turistas, assim como eu, especialmente com o crescente reconhecimento da qualidade de sua água e o desenvolvimento do turismo cervejeiro.
Alagoinhas tem se tornado um verdadeiro paraíso para as cervejarias, graças à sua água, considerada uma das melhores do Brasil. A qualidade excepcional dessa água é um dos principais ingredientes que garante a produção de cervejas artesanais e industriais de altíssima qualidade. O que torna um destino turístico curioso, onde o visitante pode vivenciar a história da cerveja em cada gole. E não foi por acaso, que escolhemos esta cidade para sediar o Brazilian Internacional Beer Awards, o Congresso Internacional da Cerveja e o Concurso Cerveja no Prato, durante o Bahia Beer 2024. Mais um grande evento que a cidade proporciona com momentos únicos.
E claro, ao citar estes eventos que conquistaram o coração de muita gente – desde moradores da região e, até mesmo, pessoas vindas de outros países, não posso deixar de agradecer pessoas que foram essenciais desde o planejamento até a realização. Em especial, a uma figura conhecida e fluente na cidade. Que, através do seu olhar visionário, embarcou junto com a gente nesta jornada. João Henrique Paolilo é o nome dele. Ele foi gigante. Vestiu a camisa comigo, com a minha equipe e em momento algum teve tempo ruim. Era a garra e a energia bahiana fazendo acontecer. Obrigado, João, pela tua presença e por acreditar na gente, na sua cidade e no povo.
Um agradecimento especial ao Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, que abraçou desde o início a realização destes eventos na Bahia e forneceu todo apoio necessário. Foram dias de planejamento, estratégia e muito trabalho árduo para fazer tudo acontecer com sucesso e maestria. Agradeço também toda a prestatividade da Prefeitura de Alagoinhas, com o Prefeito Joaquim Neto, e também da Deputada Estadual, Ludmilla Fiscina, que destacou a todo o momento a importância destes eventos para o desenvolvimento econômico da cidade.
Estes nomes desempenharam papéis fundamentais no processo. Unimos forças para transformar a cidade em um polo estratégico para a indústria cervejeira e o turismo de qualidade. A cooperação entre as esferas pública e privada tem sido essencial para criar uma infraestrutura que favorece o crescimento do setor gerando emprego, renda, oportunidades para os moradores e maior visibilidade da cidade.
Além disso, Alagoinhas conta com uma rica herança cultural e natural que fortalece o turismo na região. A combinação da sua localização e infraestrutura crescente cria um ambiente perfeito para o desenvolvimento de atividades turísticas, como o turismo cervejeiro. É notável a união entre o poder público e a iniciativa privada, que tem investido de maneira crescente para garantir que Alagoinhas seja reconhecida não apenas como um polo cervejeiro, mas também como um destino turístico de excelência.
O futuro da cidade é promissor, com o fortalecimento da sua vocação para o turismo e para a produção cervejeira, que continuam a crescer de mãos dadas. Alagoinhas se consolida, assim, como um exemplo de como a união de esforços pode transformar um município em um centro dinâmico e inovador, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e turístico da região. Com a melhor água do Brasil e a parceria entre Governo do Estado, Prefeitura e empresários, o futuro da cidade é, sem dúvida, brilhante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário