Presidente Lula sofre traumatismo craniano após queda no Palácio da Alvorada - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Presidente Lula sofre traumatismo craniano após queda no Palácio da Alvorada


 Foto: redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um traumatismo craniano leve após uma queda no Palácio da Alvorada, informou seu médico, Roberto Kalil Filho, neste domingo (20). O acidente aconteceu na noite de sábado (19), por volta das 18h50, quando o presidente caiu ao tentar se sentar em um banquinho no banheiro da residência oficial.

De acordo com Kalil, o impacto causou um traumatismo crânio-encefálico (TCE), uma contusão traumática hemorrágica, resultando em um pequeno sangramento no cérebro. Ele explicou: “Qualquer batida na cabeça se chama TCE, que é traumatismo crânio-encefálico. No caso do presidente, ele bateu a cabeça atrás. É um golpe e você tem imediatamente um contragolpe. O que é isso? O nosso cérebro fica, vamos dizer, sempre boiando, solto. Quando alguém tem uma pancada atrás da cabeça, o cérebro é jogado para frente. É empurrado com uma potência muito forte para a frente e bate nos ossos na região da testa, dos olhos. O presidente teve uma contusão traumática hemorrágica, que nada mais é do que um sangramento no cérebro, interno, na parte da frente.”

Apesar do sangramento, Kalil afirmou que não será necessário realizar procedimentos invasivos, como a drenagem do sangue. “São pequenos pontos, mínimos de sangramento, que não comprometem a saúde do presidente”, declarou.

Após o acidente, Lula foi examinado e demonstrou estar bem. “Ele estava andando, brincando e sorrindo hoje cedo”, disse Kalil. O corte foi na parte de trás da cabeça, mas não houve hematomas visíveis na frente, onde o cérebro sofreu o impacto secundário.

O presidente deve realizar novos exames de imagem, incluindo uma ressonância magnética, nos próximos dias no hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Até lá, ele não deverá viajar de avião, mas poderá seguir com suas atividades de trabalho normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages