Morre Maguila, lenda do boxe brasileiro - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Morre Maguila, lenda do boxe brasileiro



 Morreu aos 66 anos, nesta quinta-feira (24), em São Paulo, o pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, lenda do boxe brasileiro. O principal peso-pesado do esporte no Brasil sofria de encefalopatia traumática crônica, conhecida como demência pugilística, desde 2013.

Morre Maguila, lenda do boxe brasileiro
Maguila, lenda do boxe brasileiro, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A notícia foi divulgada pela esposa de Maguila, Irani Pinheiro, em entrevista ao canal da TV Record. Segundo a viúva, ele estava há 28 dias internado. Além disso, há cerca de 30 dias descobriu um nódulo no pulmão.

"Ele tava, ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica... Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia", explicou Irani

Maguila fez história no boxe brasileiro

Maguila fez história no boxe brasileiro. Ao longo de 17 anos de carreira, ele acumulou 85 lutas, 77 vitórias - sendo 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico. Entre as lutas mais emblemáticas da carreira estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foremna.

Nascido em Aracaju, o pugilismo começou apenas em 1979. Antes disso, Maguila trabalhou como ajudante de pedreiro, aos 14 anos. Em uma entrevista em 1987, ele contou que passou fome quando se mudou para São Paulo.

Morre Maguila, lenda do boxe brasileiro
Maguila, lenda do boxe brasileiro, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Começou a treinar boxe em 1979 e a primeira luta foi em 1981, na "Forja de Campeões", maior evento de boxe do Brasil que acontece desde 1941. O primeiro título veio em 1983, ao vencer Waldemar Paulino, no ginásio Ibirapuera, em São Paulo.

Maguila também conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC), em 1986, e da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF), ambos em 1996.

O boxeador se aposentou em 2000 e foi nocauteado por Daniel Frank, no dia 29 de fevereiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages