Itanagra é classificada em primeiro lugar no Previne Brasil, na microrregião de Alagoinhas - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Itanagra é classificada em primeiro lugar no Previne Brasil, na microrregião de Alagoinhas


 Divulgação

O município de Itanagra conquista pela quinta vez o primeiro lugar nos índices do Previne Brasil, na microrregião de Alagoinhas. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (24), pelo prefeito Marcus Sarmento (Avante).

O Previne Brasil é uma estratégia que “transforma a saúde pública”, focando na atenção básica, a porta de entrada para o cuidado contínuo e integral.

De acordo com o gestor municipal, “o programa tem sido essencial para garantir que cada cidadão tenha acesso à saúde de qualidade, perto de casa, com atendimento humanizado e preventivo”.

“Um dos pilares desse sucesso é o trabalho incansável dos Agentes Comunitários de Saúde. Esses profissionais estão na linha de frente, visitando cada lar, conhecendo as necessidades de cada família, garantindo que ninguém fique sem cuidado. Eles são os olhos e ouvidos do sistema de saúde, levando orientações, acompanhando pacientes, identificando necessidades e ajudando na prevenção de doenças. Essa conquista é de todos nós. Seguimos avançando, cuidando da nossa gente e fortalecendo a saúde básica, com foco na prevenção e no atendimento de excelência”, disse Marcus Sarmento.

Sobre o Programa

O programa Previne Brasil é um modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages