A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta terça-feira (29), um novo comunicado alertando sobre a falsificação de Ozempic, da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. O medicamento indicado para diabetes tipo 2, é utilizado com frequência para perda de peso.
O órgão ressaltou o novo comunicado, após uma mulher ser internada em quadro grave no Rio de Janeiro, em decorrência de Ozempic falsificado. De acordo com a Anvisa, via O GLOBO, existe "indícios de que canetas de insulina Fiasp® FlexTouch® foram readesivadas e reaproveitadas com rótulos de Ozempic® do lote NP5K174, que possivelmente foram retirados indevidamente de canetas originais do medicamento”.
“Ou seja, o lote NP5K174 é um lote original e autêntico de Ozempic, mas os seus rótulos teriam sido usados em embalagens de insulina vendidas como Ozempic em uma fraude que ainda segue em investigação”, completou a agência.
Na última semana, a empresa responsável identificou também casos semelhantes de falsificação do medicamento em Brasília (DF), Anápolis (GO), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Paty do Alferes (RJ).
A entidade apontou que "reconhece a gravidade da situação" e que estava “em contato e colaborando com as autoridades competentes".
Nenhum comentário:
Postar um comentário