Poluição no rio do Estevão pode estar sendo provocada por ligações clandestinas de esgoto - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Poluição no rio do Estevão pode estar sendo provocada por ligações clandestinas de esgoto

A poluição denunciada por moradores da Calu no Rio do Estevão pode estar sendo provocada por ligações clandestinas na rede de drenagem urbana, de acordo com esclarecimentos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Alagoinhas. A autarquia informou que a rede de drenagem, destinada exclusivamente ao escoamento de águas pluviais, pode ser indevidamente utilizada para descarte de esgoto doméstico, o que constitui um grave crime ambiental.

O SAAE destacou que não é responsável por essas ligações ilegais, uma vez que possui suas próprias redes coletoras, direcionadas a estações de tratamento, onde o esgoto é devidamente tratado antes de ser descartado.

A denúncia sobre possíveis ligações clandestinas será investigada pela autarquia. Caso seja confirmada, os responsáveis serão notificados. O SAAE também lamentou que não foi procurado pelos manifestantes que bloquearam a BA 504 na manhã desta segunda-feira em protesto contra a poluição do rio.

A autarquia reforçou seu compromisso com a transparência e abriu canais de comunicação para que a população possa denunciar crimes ambientais, garantindo que medidas cabíveis sejam adotadas para preservar o meio ambiente. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp SAAE no número (75) 9 8180-4500 ou junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Confira a nota na integra:

SAAE ESCLARECE: DESCARTE REALIZADO NO RIO DO ESTEVÃO É DA REDE DE DRENAGEM

A rede de drenagem urbana tem a finalidade de captar água de chuva e encaminhar até os rios, evitando alagamentos. Ao longo do seu percurso, ela pode ser confundida com rede de esgoto, caso existam ligações clandestinas de esgotos domésticos, o que configura crime ambiental.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas não é responsável por ligações clandestinas e possui suas próprias redes coletoras, direcionadas a estações de tratamento, para que o descarte seja feito conforme a lei. 

É importante destacar que em nenhum momento a autarquia foi procurada pelos representantes da manifestação ocorrida na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, na região do Estevão, que impediu o tráfego de veículos na BA 504.

A referida denúncia de LIGAÇÕES CLANDESTINAS será investigada e, caso confirmada, os residentes responsáveis serão notificados.

O SAAE reafirma que mantém aberto o diálogo constante com a população. Caso seja necessário, o cidadão pode realizar denúncias de crimes ambientais pelo WhatsApp SAAE (75) 9 8180-4500 ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para que as medidas cabíveis sejam adotadas. 

 

       - Se Liga Alagoinhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages