Usuários podem também inserir dados sobre orientação sexual e identidade de gênero nas unidades básicas de saúde - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Usuários podem também inserir dados sobre orientação sexual e identidade de gênero nas unidades básicas de saúde

 

FOTO: MARCELO CASAL JR./ AGÊNCIA BRASIL

A partir desta segunda-feira (8), o aplicativo Meu SUS Digital permite aos usuários autodeclarar informações sobre raça/cor e nome social. Segundo o Ministério da Saúde, também é possível incluir dados sobre orientação sexual e identidade de gênero nas fichas cadastrais das unidades básicas de saúde (UBSs). Todas as informações autodeclaradas serão integradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS), garantindo a uniformidade nos sistemas de saúde em todo o país.

O ministério enfatizou que essa medida visa assegurar a precisão das informações fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e aprimorar o mapeamento das condições de saúde de diversos segmentos da sociedade, além de facilitar a implementação de políticas públicas específicas.

No aplicativo, os usuários serão orientados a preencher obrigatoriamente o campo de autodeclaração de raça/cor. Para atualizar informações como nome social e endereço, é necessário acessar a aba Meu Perfil. O processo de autodeclaração permite correções e inclusões de novas informações em três níveis, garantindo a atualização precisa dos perfis dos usuários.

Para realizar a autodeclaração, é preciso possuir uma conta com selo Ouro ou Prata de confiabilidade no portal Gov.br. Caso a conta seja nível Bronze, o aplicativo fornecerá instruções para elevar o nível de segurança necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages