PODE REPROVAR NO BAFÔMETRO: Pesquisa aponta alto teor de álcool em marcas populares de pão de forma; entenda - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

PODE REPROVAR NO BAFÔMETRO: Pesquisa aponta alto teor de álcool em marcas populares de pão de forma; entenda


 Charles ChenUnsplash/Auto Esporte

Uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conhecida como Proteste, informou que várias marcas populares de pão de forma comercializadas no Brasil apresentam um teor alcóolico preocupantemente alto. Em três dessas marcas, a quantidade de álcool é suficiente para fazer com que motoristas sejam flagrados por embriaguez em testes de bafômetro.

A análise incluiu dez marcas de pão de forma amplamente vendidas no país: Pulmann, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita. Destas, seis apresentaram níveis de álcool que poderiam classificá-las como alimentos alcóolicos, caso essa categoria existisse na legislação brasileira.

Um exemplo é o pão da Visconti, que registrou um teor alcóolico de 3,37%. O produto da Bauducco, por sua vez, apresentou 1,17% de álcool. Vale lembrar que, no Brasil, bebidas com teor de etanol acima de 0,5% são legalmente consideradas alcóolicas, uma porcentagem significativamente menor do que a encontrada nesses pães.

Como o álcool vai parar no pão?

O processo de fermentação, responsável pelo crescimento do pão, naturalmente produz álcool. Normalmente, esse álcool é quase totalmente evaporado durante o processo de assamento. No entanto, a Proteste revelou que o índice elevado de álcool encontrado se deve à tentativa das empresas de conservar os produtos por mais tempo.

De acordo com a associação, cerca de 10% da produção de pães no Brasil é perdida devido ao mofo. Para aumentar a durabilidade, as empresas utilizam um antimofo diluído em álcool. Idealmente, essa quantidade de álcool deveria evaporar antes de o pão chegar ao consumidor. No entanto, a pesquisa indica que isso não está ocorrendo como deveria, possivelmente devido ao excesso de produto utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages