O Governo Federal está prestes a anunciar novas regras para o programa Minha Casa, Minha Vida, com o objetivo de controlar o crescimento dos financiamentos de imóveis usados.
De acordo com o portal G1, a medida, que deve ser anunciada nos próximos dias, visa equilibrar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), principal fonte de financiamento do programa, e estimular a construção de novos imóveis, que geram mais empregos.
Uma das principais mudanças em estudo é o aumento do valor da entrada exigida para a compra de imóveis usados na faixa 3 do programa, destinada a famílias com renda entre R$ 4,4 mil e R$ 8 mil.
A forte procura por imóveis usados nos últimos anos tem pressionado o orçamento do FGTS. Em 2023, os imóveis usados devem representar mais de 30% dos cerca de 600 mil contratos do Minha Casa, Minha Vida, um crescimento significativo em relação aos anos anteriores.
Diante desse cenário, o governo busca ajustar as regras do programa para garantir a sustentabilidade do FGTS e estimular a construção de novas unidades habitacionais.
Fonte/Bnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário