Aniversário de Alagoinhas e Gustavo Carmo: dupla celebração com homenagens tocantes - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Aniversário de Alagoinhas e Gustavo Carmo: dupla celebração com homenagens tocantes


 

Hoje, 2 de julho, é uma data dupla de celebração para Alagoinhas, que comemora 171 anos de emancipação política, juntamente com o aniversário de Gustavo Carmo, que completa 49 anos. A data também marca a Independência da Bahia, intensificando a importância deste dia para a região.

O dia foi marcado por homenagens e manifestações de carinho dos alagoinheses, tanto para a cidade quanto para Gustavo Carmo. Pela manhã, ele participou de uma missa na Paróquia Santa Dulce dos Pobres, em homenagem ao seu aniversário, ao lado de amigos e familiares, onde agradeceu a Deus por mais um ano de vida. Logo após, esteve na cerimônia cívico-cultural na praça Pedro Dórea, prestigiando a apresentação da fanfarra e o desfile cívico. À tarde, foi organizado um evento de comemoração ao seu aniversário, com direito a bolo temático do Atlético do Alagoinhas.

As coincidências das datas de aniversário de Alagoinhas e de Gustavo no dia 2 de julho reforçam a forte conexão que ele tem com o município. Ele mesmo confirma essa ligação, lembrando que a única época em que esteve longe da cidade foi para estudar Direito em Aracaju, retornando logo em seguida para iniciar seu legado político, onde, ao longo de sua trajetória, ocupou os cargos de vereador, presidente da Câmara, secretário de Comunicação, secretário de Educação e secretário de Relações Institucionais.

Se para Gustavo, aniversariar no mesmo dia que Alagoinhas é motivo de orgulho, imagine então o que isso representou para seu pai, Judélio Carmo, que foi prefeito de Alagoinhas por dois mandatos, cuidando tão bem do município que foi pioneiro em trazer desenvolvimento industrial para a cidade e é lembrado com respeito até hoje pelos alagoinhenses.

Judélio Carmo, pai de Gustavo Carmo | Fonte: Alagoinhas Hoje

Gustavo Carmo entende o forte significado desta data para a Bahia, para Alagoinhas e para ele próprio. Além disso, reconhece a grande responsabilidade que carrega ao buscar liderar a construção de uma “Alagoinhas do Futuro”.

A renomada Iraci Gama, também filha de Alagoinhas e conhecedora profunda da história do município, soube definir muito bem o que Gustavo representa para Alagoinhas e sua conexão com a cidade. Através de um texto emocionante, ela expressou o sentimento coletivo de orgulho e esperança depositados em Gustavo Carmo:

Fazer aniversário junto com a cidade natal é um presente extraordinário! A data de Alagoinhas, por exemplo, foi escolhida, para coincidir com a Independência da Bahia. Prova disso é que o documento de emancipação é de 1852. A posse da Câmara é que é de 1853. Então, foi tudo combinado. Mas, o seu nascimento, Gustavo, nessa mesma data, Dois de Julho, não é resultado de combinação com a natureza. É resultado de uma decisão da natureza. E a hora do nascer é tão sagrada que é a criança quem dá o sinal, avisa, arruma sua bagagem e chega na estação de desembarque, trazendo alegria, felicidade, muita emoção, para a mãe e todos os familiares. Dá para imaginar a alegria de seu pai, no entusiasmo de comemorar o aniversário da cidade de Alagoinhas, como político filho da terra , receber a notícia do nascimento do seu filho, nessa mesma data, nessa mesma terra! Falando assim, a gente rememora essa emoção e, num processo de empatia, sentimos, com Judélio Carmo a inexplicável sensação de prazer em colocar um filho nos braços, dizendo, para sua terra natal: está aqui, Alagoinhas, é meu filho que chega, no seu dia, para estar comigo, para aprender comigo, a honrar a sua história.

Estou escrevendo esse texto sobre você, Gustavo, quando os foguetes estouram, na tradicional comemoração da Alvorada que acontece, simultaneamente, em Alagoinhas Velha e no final da rua Dois de Julho. Todos os anos é assim, para lembrar aos munícipes que começamos lá, perto da Lagoa da Fonte dos Padres – a Lagoinha – e viemos, para cá, depois, por causa do TREM que chegava, trazendo o desenvolvimento. Morada da Rua Dois de Julho, distingo bem, o som dessa Alvorada, mas, já ouço outros sons de outro local e deduzo que são os fogos referentes ao seu aniversário. Que coincidência maravilhosa! Essa mistura de nascimentos, é algo muito forte, muito emblemático, Gustavo!

Durante todos esses anos, esses dois fatos estiveram interligados, intimamente – o seu aniversário e o da cidade. Quando você era presidente da Câmara de Vereadores, chegou a realizar um evento comemorativo, dentro da Estação São Francisco, no Centro de Documentação e Memória da Fundação Iraci Gama de Cultura, procurando marcar seu interesse, em estreitar os laços com a história de Alagoinhas, com a vida de Alagoinhas, com o crescimento de Alagoinhas. O envolvimento com a Política, desde criança, a descoberta dos caminhos políticos, na juventude, a participação nos Partidos Políticos, quando adulto, a ocupação de cargos políticos, pelo voto – Vereador, presidente da Câmara – e a representação em cargos públicos, na esfera administrativa do Município corresponderam a etapas , na formação de uma personalidade política, de uma personagem pública que, hoje, em Dois de Julho de 2024, comemora seu aniversário, junto com sua cidade natal, podendo repetir o seu pai, Judélio Carmo, ao dizer para Alagoinhas, quando você nasceu, que o filho dele estava chegando para honrar sua terra natal.

É sua hora, de reafirmar esse querer paterno. Você está pronto para isso, Gustavo! E nós todos, e Alagoinhas, inteira, está se preparando, para receber o próximo Prefeito que já nasceu sabendo da obrigação, da responsabilidade e do dever de honrar a história da sua e da nossa querida Alagoinhas. Que Deus derrame chuvas de bençãos sobre você, muita luz para sua consciência, muita energia positiva para sua alma, muito sentimento de amor para o seu coração! Alagoinhas espera e confia, nesse filho especial que faz aniversário junto com ela. Esse é o meu presente, para você, Gustavo, no dia Dois de Julho de 2024 – Iraci Gama Santa Luzia – amante de Alagoinhas e de sua história.

Confira mais registros da programação e homenagens do dia:

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages