Festas juninas: veterinária dá dicas de como prevenir acidentes com pets - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Festas juninas: veterinária dá dicas de como prevenir acidentes com pets

Foto: Divulgação.



O período junino é uma época esperada por muita gente, seja pelas comidas típicas, danças, música ou demais tradições dos festejos. Contudo, no caso de cães e gatos, o barulho dos fogos de artifício pode provocar estímulos auditivos e visuais bastante intensos. Como os pets possuem mais sensibilidade do que os humanos, são capazes de detectar mais frequências sonoras. Por isso, as luzes brilhantes, cores vibrantes e explosões visuais também podem desorientá-los e machucá-los.  

A coordenadora da Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (UNIFACS), professora Simone Freitas explica que os animais podem interpretar o barulho, a luz e a vibração dos fogos como sinal de perigo e acionar o instinto de medo e sobrevivência. "Esse medo pode levar a comportamentos como tentar se esconder, fugir ou se machucar enquanto procuram por abrigo. Em situações como essas, os pets tendem a apresentar um comportamento ansioso, que pode variar do medo ao pânico", explica. 

Formas de minimizar o estresse   

Para diminuir o estresse causado pelo estouro dos fogos de artifício em pets, Simone Freitas destaca algumas recomendações essenciais para pôr em prática durante a época comemorativa:  

Crie um ambiente seguro e com objetos de memória afetiva, a exemplo de cobertores, roupas e toalhas com cheiros familiares, que possam proporcionar sensação de segurança e proteção para o seu pet;  
Utilize sons de rádio e TV que, habitualmente, são escutados no ambiente familiar;  
Acrescente uma plaquinha de identificação na coleira do seu pet, caso exista risco de fuga;   
Consulte um médico veterinário para utilização de calmantes de uso seguro.   

Mais dicas para um São João tranquilo  

Cuidados em relação a alimentos e bebidas também devem ser levados em consideração. A atenção com os petiscos juninos deve ser redobrada. Amendoins e alimentos ricos em óleos, por exemplo, podem causar diarreia e vômito nos animais. Por causarem intoxicação, bebidas alcóolicas também devem estar fora do alcance dos pets. E nada de doces.



Fonte/Mais região 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages