O deputado federal Bacelar, defensor do meio ambiente e dos direitos dos cidadãos, criticou veementemente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende privatizar as praias públicas nas áreas da Marinha. Em um pronunciamento nas redes sociais, Bacelar destacou os graves riscos ambientais e sociais associados à medida, além de alertar sobre o aumento das desigualdades no Brasil.
“Esta proposta é um verdadeiro atentado contra o direito do povo brasileiro de acessar livremente as suas praias. Privatizar esses espaços públicos é entregar um patrimônio nacional nas mãos de poucos, aumentando ainda mais a exclusão social e a desigualdade no país”, afirmou Bacelar.
Ao criticar a medida, o deputado afirmou que a privatização das praias pode intensificar as desigualdades sociais no Brasil e que restringir o acesso a esses espaços privaria milhões de brasileiros o direito a lazer, turismo e cultura.
“Não podemos permitir que interesses privados se sobreponham ao bem-estar coletivo e ao direito ao meio ambiente saudável. Vamos lutar para que as praias continuem sendo de todos os brasileiros”.
Ele lembrou que, se aprovada, a PEC vai resultar na devastação ecológica, na degradação dos ecossistemas costeiros, além de prejudicar comunidades tradicionais e povos indígenas que dependem desses territórios para sua subsistência. “Comunidades inteiras podem ser expulsas de suas terras e perder, ainda suas tradições. Isso sem contar no aumento dos conflitos fundiários e sociais” finalizou.
Fonte/política livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário