Cerca de 324.283 mil estudantes baianos irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. O número é 24% maior do que o registrado em 2022, segundo dados fornecidos pelos Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em 2022, cerca de 260.239 estudantes baianos participaram da prova, nas versões presencial e digital. Na ocasião, houve uma queda no número de estudantes participando do exame. Especialistas e professores atribuíram a diminuição à pandemia e a uma série de fatores políticos.
A série de desmontes e ataques a instituições públicas potencializaram o desinteresse pela carreira acadêmica. Entretanto, este cenário vem se modificando em 2023.
Ainda segundo informações do Inep, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreverem no exame em todo o país. Esse número representa um aumento de 13,1% no cenário nacional de inscritos, em relação a 2022.
Os participantes receberam acesso ao Cartão de Confirmação, onde estão contidas informações sobre o local de prova, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, e outras orientações sobre o exame.
Em 2023, o Enem voltou a ser completamente presencia. Juntas, as duas etapas da prova possuem 180 questões, para além da redação.
Salvador
Em Salvador, quase 70 mil estudantes estão inscritos no exame em 2023. No ano passado, o número de participantes na capital baiana também foi menor, com 53.029 inscritos.
Reta final
Uma série de aulões de revisão para a reta final de preparação para o exame já estão acontecendo em diversas cidades da Bahia.
Em Salvador, os estudantes poderão acessar aulas gratuitas em diferentes locais da cidade, como o Centro de Convenções, salas de cinema em shopping, bem como opções online.
Para quem não pode ir aos aulões presenciais, alguma dicas podem ser úteis para se prepara para os momentos finais da prova.
Especialistas e professores afirmam que fazer mapas mentais, buscar informações em veículos de comunicação e até mesmo utilizar a inteligência artificial são algumas formas que os candidatos do Enem podem encontrar para se preparar para o exame.
O estudo de livros didáticos, simulados e provas antigas, além de buscar conteúdos atuais, também são formas de estudar para a prova.
*Sob supervisão do repórter Alan Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário