Câmara Municipal entrega Medalha "Mãe Helena de Honra ao Mérito Social nesta terça (24) - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Câmara Municipal entrega Medalha "Mãe Helena de Honra ao Mérito Social nesta terça (24)

Nesta terça-feira (24), a Câmara Municipal de Alagoinhas e o mandato do vereador Anderson Baqueiro realizam Sessão Solene de Entrega da Medalha "Mãe Helena de Honra ao Mérito Social". O evento será às 15h, no Plenário do Poder Legislativo.


A Medalha é destinada a pessoas físicas, empresas ou instituições do terceiro setor que se destaquem na promoção de relevantes serviços sociais prestados em nosso Município. As indicações das homenagens são feitas pelos 17 vereadores da Casa Legislativa.


Neste ano, 25 pessos, entre pessoas físicas ou instituições recebem a condecoração. Entre os agraciados estão o ex- vereador pastor José Lins, fundador da Associação Acampamento de Libertação Pedras Vivas que trabalha prevenindo, educando e fazendo a reinserção de usuários de substâncias psicoativas na sociedade, a partir de 18 anos.


Também recebem a medalha o professor Giusepe Lamboglia que coordena o Trilhart, um projeto educacional que potencializa o protagonismo e a visibilidade dos estudantes, através de atividades artístico-culturais; e o Arnaldo Santana, conhecido como "Mestre Maresia", que promove qualidade de vida e uma perspectiva de um futuro melhor para jovens da Comunidade Miguel Velho, através da prática de capoeira, da arte e da cultura brasileira.


*Quem é Mãe Helena*


Helena Vieira Costa nasceu em 31 de outubro de 1918, em Alagoinhas, e faleceu em 20 de março de 1995.


Aos 13 anos de idade, tendo concuído o curso primário, passou a dedicar-se ao convívio com crianças.


Sendo uma mulher meiga e amorosa sempre procurou ser defensora do direito à vida. 


Em 1935, iniciou sua tarefa de parteira, aos 17 anos de idade.


Com o apoio de uma amiga de fé, conseguiu convencer uma mãe que morava em Alagoinhas Velha a não abortar o seu bebê. Então, comprometeram-se, previamente, adotar a criança assumindo total responsabiidade sobre a mesma. Assim, elas conseguiram convencer a mãe desventurada, a salvar 

a vida da pequena que nascera no dia 3 de Junho de 1938, sendo-lhe entregue vinte e quatro horas após o nascimento.


Com a missão de proteger e amparar filhos alheios e órfãos de pais vivos, fundou o Lar Espírita Mãe Helena, em 8 de maio de 1945. A instituição sem fins lucrativos durante várias décadas amparou e acolheu muitas crianças da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages