Foto: Divulgação | Coelba
Com vários pontos de festa em todo o estado, o São João da Bahia contou com atuação da Neoenergia Coelba para fiscalizar as comemorações. A empresa removeu mais de 600 gambiarras no período, que foram registradas em cidades como Salvador, Juazeiro, Guanambi, Itabuna, Teixeira de Freitas e Jeremoabo.
Utilizadas para a realização de conexões temporárias de energia, as gambiarras representam riscos de acidentes para a população e não são autorizadas pela Coelba. De acordo com a empresa, o serviço é feito por profissionais desqualificados.
“Em grandes eventos, como o São João e o Carnaval, a distribuidora reforça as ações para remover as gambiarras evitando possíveis choques elétricos. A instalação de barracas para a comercialização de comidas e bebidas durante estas festas, somada ao aumento no fluxo de pessoas, faz com que redobremos a atenção visando a segurança de todos”, destacou o supervisor de Gestão Operacional, Jemerson dos Santos.
Risco
A gambiarra configura um risco em virtude da conexão precária de um ou mais aparelhos a uma fonte de energia. Isso sobrecarrega a rede e pode provocar aquecimento dos fios, curtos-circuitos, incêndio, além de gastar mais energia. Esse tipo ligação é considerado um furto de energia, que é crime sujeito às penalidades do Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.
Fonte/A tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário