O Censo Rural, maior fonte geradora de informações da agropecuária do município, será lançado, pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), na próxima segunda-feira, 06 de dezembro. A cerimônia ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores, às 9h da manhã, com a presença de agricultores, associações, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Banco do Nordeste, CAR/SETAF, ADAB, e a sociedade civil organizada.
Segundo o diretor de Articulação, Desenvolvimento e Apoio à Agricultura Familiar da SEMAG, Jesse Bicodepena, “o Censo será realizado com a participação efetiva dos presidentes das associações rurais, que mobilizarão a comunidade para responder o questionário, de acordo com a agenda de reuniões”. No dia 08 de dezembro, a equipe da SEMAG já estará em campo para dar início ao levantamento, essencial para o conhecimento do dimensionamento de áreas cultiváveis, dos níveis de produção de alimentos e da criação animal.
“É a primeira vez que uma gestão municipal realiza um Censo Rural em Alagoinhas. Este será um instrumento decisivo para o diagnóstico das política públicas que nortearão e definirão as ações para o desenvolvimento e fortalecimento do setor produtivo da nossa cidade, nos próximos anos”, declarou o prefeito Joaquim Neto.
Para o secretário de Agricultura, George Caboré, “ A SEMAG entende que, somente ouvindo o povo da zona rural saberemos o que é produzido e o que se necessita para um melhor aproveitamento, por isso, as respostas ao Censo Rural serão vitais para promovermos a transformação que o campo precisa”.
Dentre as informações que serão fornecidas pelo Censo, será possível prever a sinalização da utilização de nutrientes e aplicação dos implementos e instrumental agrícola; a quantificação de trabalhadores rurais e sua estratificação em idade, gênero, escolaridade, etc; além da classificação dos padrões de obtenção e ocupação da zona rural de Alagoinhas em suas atividades na agricultura familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário